Sua certificação é válida por um período de três anos, a partir da data de sua aprovação inicial no exame de certificação. Para manter sua certificação, você deve obter o número necessário de Unidades de Desenvolvimento de Inovação, ou UDIs, dentro desses três anos e antes da data de expiração do certificado.
Dentro de seis semanas após a data de expiração da sua certificação, você deverá enviar o Formulário de IDUs de Desenvolvimento Profissional do GInI, no qual você autocertificará a conclusão das IDUs necessárias e pagará a taxa de continuação. Caso não tenha atingido o número necessário de IDUs, você poderá manter sua certificação atual refazendo o exame de certificação antes do final do seu ciclo de certificação de três anos.
Você também pode restabelecer uma certificação expirada refazendo o exame de certificação novamente.
Você pode ganhar até 40 IDUs concluindo diferentes atividades de educação continuada. Você ganha uma (1) hora de crédito IDU para cada hora de educação continuada, excluindo atividades como matrícula, refeições, intervalos, tempo no salão de exposições, “trabalho prévio” e assim por diante.
O número de IDUs que podem ser obtidos por meio de webinars, webcasts, podcasts, videoconferências e fitas de áudio é limitado a 15 IDUs durante cada ciclo de certificação de três anos.
Você pode ganhar até 30 IDUs ministrando instruções ou treinamentos sobre um assunto relacionado à inovação. Você ganha uma (1) hora de crédito IDU para cada hora de apresentação.
Você pode obter IDUs de reacreditação cada vez que apresentar uma apresentação ou ministrar um curso, workshop, seminário, sessão de conferência, etc., desde que seja ministrado para um público diferente a cada vez. No entanto, há um limite de 15 IDUs para créditos IDU derivados da mesma apresentação, curso, workshop, seminário, sessão de conferência, etc.
Você pode ganhar até 30 IDUs por projetos de experiência profissional pela primeira vez que agregaram ao seu conhecimento em inovação.
Você ganha 1 UDI para cada hora investida no projeto.
Na maioria das primeiras experiências de trabalho, você provavelmente gastará mais tempo trabalhando no projeto do que o número máximo de UDIs permitido nesta categoria (30).
Para cada projeto de primeira execução que estiver sendo relatado, você concluirá as seguintes etapas:
Você pode obter IDUs conduzindo pesquisa primária sobre um tópico relacionado à Inovação e, em seguida, escrevendo e publicando os resultados dessa pesquisa em um periódico ou publicação acadêmica. Essa pesquisa deve ser independente de suas funções normais de trabalho.
Você pode obter IDUs enviando questões para uso potencial em um exame GInI. O GInI concede uma (1) IDU para cada duas (2) questões de exame aceitas, com um limite de 20 IDUs a cada ciclo de certificação de três anos.
Após as questões do exame enviadas serem aceitas, o GInI lhe enviará uma notificação formal de aceitação e emitirá seus IDUs.
O GInI convida todos os profissionais certificados a enviarem questões de alta qualidade para serem consideradas como possíveis questões para o exame. Isso envolve a elaboração de uma série de questões e suas respectivas opções de resposta, alinhadas a uma certificação GInI específica. Os itens enviados passam por um rigoroso processo de revisão por um painel de instrutores mestres do GInI.
Para ter direito de redigir e enviar questões de exame para uma determinada certificação GInI, o indivíduo deve estar ativamente certificado nessa certificação específica.
É possível enviar propostas de questões de exame ao GInI a qualquer momento. O GInI aceita cópias das questões propostas tanto em formato eletrônico quanto em papel.
As perguntas são aplicadas por meio do portal de membros profissionais do GInI, mediante envio do IDU.
As questões enviadas para uso prospectivo em um exame GInI devem se aplicar ao modelo do GInI para aquele exame de certificação específico.
As perguntas enviadas ao GInI se tornam propriedade legal exclusiva do GInI.
As perguntas enviadas devem ser trabalhos originais do autor e não podem ser copiadas de materiais protegidos por direitos autorais, de propriedade ou criados por outra pessoa ou organização. Aqueles que enviarem perguntas que não sejam trabalhos originais de sua autoria poderão incorrer em severas penalidades administrativas e legais.
Para fins de confidencialidade e segurança, os participantes que enviarem perguntas ao GInI devem concordar previamente que não divulgarão o conteúdo de nenhuma pergunta enviada, nem as enviarão a outras organizações ou as utilizarão para qualquer outra finalidade. Da mesma forma, também devem concordar previamente em destruir todas as cópias físicas e eletrônicas das perguntas e cenários enviados, bem como quaisquer materiais físicos ou eletrônicos relacionados a eles.
Ao enviar uma pergunta ou cenário ao GInI, o remetente concorda com estes termos e condições.
Para determinar se um determinado tópico pode ou não gerar boas questões para o exame, primeiro certifique-se de que o tópico esteja coberto no modelo de exame de certificação correspondente.
As perguntas devem refletir métodos e práticas atualmente em uso no campo da inovação.
As perguntas devem ser formatadas como perguntas de múltipla escolha com os seguintes atributos:
Apresente o problema com clareza. Os candidatos devem entender exatamente o que lhes é perguntado. Use um formato de pergunta em vez de uma declaração incompleta.
Use uma redação simples, precisa e inequívoca, e certifique-se de que a redação esteja gramaticalmente correta.
Apresente perguntas com frases positivas e evite usar frases negativas.
Use termos completos e escreva siglas e abreviações por extenso. Não use abreviações ou siglas que não sejam comumente usadas, a menos que a questão tenha a intenção explícita de testar aquele item específico de conhecimento.
Cada questão de múltipla escolha deve ter apenas uma resposta correta. Certifique-se de que a resposta correta pretendida seja claramente a melhor opção dentre as apresentadas.
Evite fazer com que a resposta correta pareça materialmente diferente da dos detratores, como por exemplo, sendo visivelmente mais curta ou mais longa do que a dos detratores. Mantenha todas as opções de resposta com aparência, complexidade e extensão relativamente consistentes.
Não escreva perguntas baseadas em textos de livros didáticos, na formulação literal ou nas opiniões de um único autor ou texto. Os candidatos não devem precisar memorizar um livro didático específico para responder a uma pergunta corretamente. Embora as perguntas possam citar um livro didático como referência, a aplicação do conhecimento testado pela pergunta deve ser universal na prática.
Enfatize habilidades de pensamento de nível superior:
O Comitê de Instrutores Mestres do GInI analisa todas as questões enviadas. As questões que atendem aos critérios do GInI são posteriormente revisadas por um grupo de trabalho de especialistas no assunto para possível inclusão em futuros exames de certificação.
Cada questão passa por diversas revisões técnicas/de edição para verificar seu conteúdo técnico e garantir que:
Questões que atendem aos altos padrões de qualidade do GInI podem ser usadas em um exame de certificação GInI correspondente.
Sempre que uma edição de um exame de certificação for criada ou atualizada, o GInI selecionará entre essas questões de alta qualidade para atender às especificações do exame e também para obter uma boa distribuição entre os domínios, tópicos, conhecimentos, habilidades e tarefas relevantes envolvidos.