Laboratório de Inovação Acreditado (LInA)

  • Otimize o design, a operação e as capacidades dos negócios e estratégias da sua organização.
  • Afirme o compromisso com a liderança e demonstre foco contínuo no impacto no mercado.
  • Reconheça sua organização por meio de um reconhecimento padrão reconhecido globalmente.

Visão geral

A acreditação de um Laboratório de Inovação pelo GInI garante a todas as partes interessadas que o laboratório foi devidamente avaliado e que seu projeto e operação, portanto, estão em conformidade com os rigorosos padrões de acreditação do GInI. Nenhuma outra organização exige o mesmo nível de acreditação para Laboratórios de Inovação como o GInI. A acreditação pelo GInI é, portanto, o padrão global de acreditação para Laboratórios de Inovação.
Dadas as crescentes pressões econômicas e o ritmo acelerado das mudanças no mundo, há uma tendência clara nas empresas de estabelecer Laboratórios de Inovação – instalações focadas explicitamente em ajudar as empresas a criar novas ondas de crescimento e liderança em seus mercados. Esses laboratórios devem ser totalmente capazes de liderar o avanço rumo ao desconhecido, além de estabelecer e desenvolver o que for “o próximo” para a empresa.
No entanto, como as empresas podem ter certeza de que seus Laboratórios de Inovação possuem as capacidades adequadas para isso? Como podem ter a garantia necessária de que seus Laboratórios de Inovação as ajudarão a caminhar para o futuro da melhor maneira possível? E como podem ter certeza de que adotaram práticas de classe mundial no projeto e na operação desses laboratórios? Por essas razões, é necessário um padrão de acreditação confiável e credível.
A Acreditação de Laboratórios de Inovação GInI é um padrão de acreditação tão confiável e credível – um meio pelo qual as empresas podem desenvolver a confiança necessária no design, operação e capacidades de seus Laboratórios de Inovação. A Acreditação de Laboratórios de Inovação GInI se destaca como o único padrão desse tipo no mundo a estabelecer o padrão que todos os Laboratórios de Inovação de classe mundial devem almejar.
Os Laboratórios de Inovação credenciados pelo GInI ostentarão o selo de Laboratório de Inovação Credenciado do GInI. Essa distinção agrega valor significativo tanto aos operadores do laboratório quanto aos seus negócios.
O GInI permanece totalmente comprometido em buscar a excelência e a melhoria contínua em todas as atividades relacionadas ao Centro de Acreditação GInI e ao Programa de Acreditação GInI. O Guia de Acreditação de Laboratórios de Inovação, disponível nesta página, define as políticas, procedimentos e padrões usados para avaliar o projeto e a operação de cada Laboratório de Inovação e, posteriormente, credenciá-los de acordo com os padrões do GInI.
As empresas que desejam obter a Acreditação de Laboratório de Inovação GInI devem contatar um Provedor Autorizado de Treinamento e Avaliação (CATA)® da GInI e um Avaliador Laboratório de Inovação Acreditado (LInA) ® da GInI de sua escolha para concluir o processo de Avaliação de Laboratório de Inovação e, posteriormente, enviar à GInI o Relatório de Avaliação de Laboratório de Inovação (InLAR). As Acreditações de Laboratório de Inovação GInI são válidas por dois anos e devem ser renovadas por meio de reavaliação a cada dois anos.
Quais organizações devem se inscrever?
Qualquer organização que opere um Laboratório de Inovação dedicado ou tipo equivalente de laboratório, incluindo Laboratórios de Aprendizagem, Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento, Laboratórios de Design e Colaboração e muito mais.

Benefícios

Confiança de que o design, a operação e as capacidades do Laboratório de Inovação da organização estão otimizados para seus negócios e suas estratégias únicas. Afirmação do compromisso contínuo da organização com a liderança de mercado e o impacto nos negócios. Reconhecimento pelos pares pela conquista de um padrão de referência reconhecido globalmente.

Aquisição

Demonstração de conformidade

Para obter a Acreditação GInI, um Laboratório de Inovação deve ser capaz de demonstrar total conformidade com os requisitos de acreditação de Laboratório de Inovação do GInI.
A conformidade com esses requisitos é estabelecida por meio de uma avaliação independente de terceiros realizada pelos Avaliadores de Inovação Autorizados (AInAs) do GInI, trabalhando sob a direção de um Provedor de Treinamento e Avaliação Autorizado (CATA) do GInI.
Esta avaliação é realizada ao vivo no local, no Laboratório de Inovação, usando a Ferramenta de Avaliação de Acreditação de Laboratório de Inovação (InLAAT) do GInI, após a qual o Avaliador envia um relatório resumido (o Relatório de Avaliação de Acreditação de Laboratório de Inovação, ou InLAAR) ao GInI para determinação final do status de acreditação.

O Processo de Avaliação

As organizações que desejam garantir a acreditação do seu Laboratório de Inovação devem seguir os seguintes passos para que a avaliação no local seja realizada.
  1. Primeiro, eles identificarão e manterão um Provedor de Treinamento e Avaliação Autorizado (CATA) do GInI de sua escolha para coordenar e supervisionar todo o processo de avaliação.
  2. Este CATA manterá um Avaliador de Inovação Autorizado (AInA)  independente do GInI para conduzir a avaliação do Laboratório no local.
  3. Na data agendada, o GInI AInA® visitará o Laboratório de Inovação e realizará uma avaliação presencial no local dos seguintes itens:
    • o próprio Laboratório de Inovação.
    • o Grupo de Inovação que opera e gerencia o Laboratório.
    • certos aspectos do negócio associado.
No processo de elaboração das questões de avaliação, o avaliador percorrerá o laboratório, em alguns casos várias vezes, e espera interagir com os trabalhadores da linha de frente para garantir boa transparência e objetividade na avaliação.
A Avaliação do Laboratório de Inovação é feita usando a Ferramenta de Avaliação de Acreditação de Laboratório de Inovação (InLAAT) do GInI, que é composta por 70 questões agrupadas nas quatro áreas principais a seguir:
  1. Fundação e Estratégia
  2. Laboratório Difícil  – infraestrutura física
  3. Laboratório suave – grupo de inovação
  4. Gestão de Laboratório
Essas quatro áreas examinam uma série de áreas críticas para o Laboratório, incluindo as seguintes:
  • A cultura e a história da inovação nos negócios.
  • A estratégia de inovação e o portfólio do negócio.
  • Métricas do negócio para o sucesso da inovação.
  • A conformidade do laboratório com os códigos de segurança e construção aplicáveis.
  • Aplicação geral e uso do laboratório dentro e fora da empresa.
  • Instalações de design / recursos de design externo.
  • Instalações de pesquisa para pesquisa de usuários e design.
  • Instalações de prototipagem / recursos externos de prototipagem.
  • Instalações de teste e experimentação / recursos de teste externos.
  • Elementos avançados de design do laboratório.
  • Considerações ambientais do laboratório.
  • A composição e estrutura do grupo central de inovação do negócio.
  • Propriedade, supervisão e gestão do laboratório de inovação.
  • O orçamento operacional do laboratório.
  • O programa de treinamento para uso e gerenciamento do laboratório.
Todas as perguntas da avaliação devem ser respondidas afirmativamente para que o Laboratório se qualifique para acreditação. No entanto, 24 dessas perguntas permitem a resposta “não aplicável”, caso em que a determinação se uma área é ou não aplicável cabe exclusivamente ao Avaliador, e não à empresa. A empresa deve, no entanto, explicar por que acredita que determinada área não é aplicável, sempre que acreditar.
  1. Depois que o avaliador tiver concluído esse processo de avaliação, ele compilará um relatório final padronizado — o Relatório de Avaliação de Acreditação do Laboratório de Inovação do GInI (InLAAR) — e o enviará ao GInI para revisão.
  2. O GInI analisará então as conclusões do avaliador, conforme documentado no InLAAR, e com base nessas conclusões fará sua determinação final se o Laboratório de Inovação atende ou não a todos os requisitos para acreditação.
  3. O GInI posteriormente notificará a organização solicitante e seu CATA sobre sua determinação (aprovado ou reprovado) e fornecerá a ambas as partes uma cópia do Relatório de Avaliação.

Manutenção

A taxa de manutenção semestral para manter a acreditação do GInI Innovation Lab é de 3.500 USD, a ser paga a cada dois anos após a reavaliação.

Investimento

A taxa para a acreditação inicial do GInI Innovation Lab é de 3.500 USD .

Outras Certificações