Programa de Aceleração Acreditado (PAA)

  • Ganhe confiança nas capacidades, recursos e conexões da sua aceleradora de negócios.
  • Estabelece o padrão para aceleradoras de classe mundial, garantindo que os programas credenciados atendam a padrões rigorosos de sucesso
  • Demonstrar níveis crescentes de impacto e retorno financeiro, proporcionando reconhecimento pela excelência no apoio a empreendimentos empresariais.

Visão geral

A acreditação de um Programa de Aceleração pelo GInI garante a todas as partes interessadas que este Programa foi criteriosamente avaliado e que, portanto, sua concepção e operação estão em conformidade com os rigorosos padrões de acreditação do GInI. Nenhuma outra organização exige o mesmo nível de acreditação para Programas de Aceleração como o GInI. A acreditação pelo GInI é, portanto, o padrão global de acreditação para Programas de Aceleração.
O mundo como o conhecemos está mudando em um ritmo sem precedentes. À medida que entramos na Quarta Revolução Industrial, inúmeras novas tecnologias transformadoras estão sendo desenvolvidas e colocadas em uso para uma ampla gama de novos propósitos. Em muitos casos, isso está mudando não apenas os produtos e serviços que consumimos, mas também a forma como nossas sociedades operam. Para as empresas, isso abre um novo mundo de oportunidades, não apenas para novas ofertas, mas também para modelos de negócios completamente novos que nunca existiram antes. E, portanto, é hora de novos empreendimentos surgirem – empreendimentos preparados para entregar esses novos modelos de negócios e propostas de valor que nos levarão do mundo de ontem e de hoje para o mundo de amanhã. Mas, para que isso aconteça, o mundo precisa de recursos capazes de acelerar esses jovens empreendimentos nascentes. Precisamos de Aceleradoras de Negócios capazes de fornecer a esses empreendimentos o conhecimento, os recursos e as lideranças necessárias para começar a vida em terreno sólido e avançar rapidamente.
No entanto, como garantir que uma determinada Aceleradora de Negócios tenha as capacidades, os recursos e as conexões necessárias para colocar esses novos empreendimentos em funcionamento de forma enxuta, ágil e eficaz? Quais indicadores existem de que uma determinada Aceleradora possui o necessário para ter sucesso no lançamento, na operação e no desenvolvimento de novos empreendimentos? Para isso, é necessário um padrão de acreditação confiável e credível.
No entanto, como garantir que uma determinada Incubadora de Empresas tenha os recursos e as capacidades necessárias para lançar esses novos empreendimentos de forma robusta e eficaz? Quais indicadores existem de que uma determinada Incubadora possui o necessário para ter sucesso no lançamento, na operação e, eventualmente, na lucratividade de novos empreendimentos? Para isso, é necessário um padrão de acreditação confiável e credível.
A Acreditação do Programa de Aceleração GInI é um padrão de acreditação extremamente confiável e credível – um meio pelo qual líderes em todo o mundo podem desenvolver confiança no design, na operação e nas capacidades de suas Aceleradoras. A Acreditação do Programa de Aceleração GInI se destaca como o único padrão desse tipo no mundo, estabelecendo o padrão pelo qual todas as Aceleradoras de classe mundial devem ser avaliadas. A GInI concede três níveis de acreditação para Programas de Aceleração. Cada um deles representa um nível crescente de impacto que o Programa de Aceleração produz para seus participantes e um nível crescente de retorno financeiro que ele proporciona à sua organização operacional. Esses três níveis são:
  1. Básico.
  2. Avançado.
  3. Prêmio.
Quais organizações devem se inscrever?
Qualquer organização que opere um Programa de Aceleração dedicado, seja privada, corporativa, universitária ou outra.

Benefícios

  • Afirmação do compromisso contínuo da organização operacional com o empreendedorismo e o impacto regional que isso oferece.
  • Confiança de que o design, a operação e os recursos do seu Acelerador estão totalmente otimizados.
  • Reconhecimento de pares pela conquista de um padrão de referência reconhecido globalmente.

Aquisição

Demonstração de conformidade

A conformidade com esses requisitos é estabelecida por meio de uma avaliação independente realizada por terceiros pelos Avaliador de Inovação Autorizado (AInA) do GInI, sob a direção de um Provedor Centro Autorizado de Treinamento e Avaliação (CATA) do GInI. Essa avaliação é realizada presencialmente na Incubadora de Empresas, utilizando a Ferramenta de Avaliação de Credenciamento de Incubadoras de Empresas (BIncAAT) do GInI. Após a avaliação, o Avaliador envia um relatório resumido (o Relatório de Avaliação de Credenciamento de Incubadoras de Empresas, ou BIncAAR) ao GInI para a determinação final do status de credenciamento.

O Processo de Avaliação

As organizações que desejam garantir a acreditação de sua Incubadora de Empresas devem seguir os seguintes passos para que a avaliação no local seja realizada.
    1. Primeiro, eles identificarão e manterão um Centro Autorizado de Treinamento e Avaliação (CATA) do GInI de sua escolha para coordenar e supervisionar todo o processo de avaliação.
    2. Este CATA então manterá um Avaliador de Inovação Autorizado (AInA) independente do GInI para conduzir a avaliação no local da Incubadora.
    3. Na data agendada, o GInI AInA® visitará a Incubadora de Empresas e realizará uma avaliação presencial no local. Durante o processo de análise das questões da avaliação, o Avaliador percorrerá a Incubadora e se envolverá diretamente com os usuários da Incubadora para garantir transparência e objetividade na avaliação.
A Avaliação de Incubadora de Empresas é feita usando a Ferramenta de Avaliação de Acreditação de Incubadora de Empresas (BIncAAT) do GInI, que é composta por 74 perguntas focadas nas quatro áreas principais a seguir:
      • Práticas de Gestão da Incubadora.
      • Rede da Incubadora / Recursos do Ecossistema.
      • Recursos da comunidade da incubadora.
      • Recursos das instalações da incubadora.
Essas quatro áreas examinam uma série de áreas críticas para a Incubadora, incluindo as seguintes:
      • Perfil da Organização Operacional – cinco perguntas informativas.
      • Contexto operacional – sete perguntas informativas.
      • Gestão de Incubadoras – quatro questões de avaliação.
      • Recursos de Pessoas – oito questões de avaliação.
      • Recursos do ecossistema/rede – oito questões de avaliação.
      • Recursos da comunidade – seis perguntas de avaliação.
      • Recursos de instalações – 48 questões de avaliação
      • Comentários – Os avaliadores anotam detalhes sobre os “nãos” que inseriram, explicando-os melhor.
A avaliação desses fatores permite que o GInI estabeleça que a Incubadora tem de fato o calibre e a qualidade necessários para obter a acreditação do GInI.
Para que a organização operacional possa se preparar adequadamente para a avaliação com antecedência, ela receberá as perguntas do BIncAAT antes da realização da avaliação formal. Isso permite que a organização prepare evidências claras de suas respostas a cada uma das perguntas abordadas.
  1. Depois que o avaliador tiver concluído esse processo de avaliação, ele compilará um relatório final padronizado — o Relatório de Avaliação de Acreditação de Incubadora de Empresas do GInI (BIncAAR) — e o enviará ao GInI para revisão.
  2. O GInI analisará então as conclusões do avaliador, conforme documentado no BIncAAR, e com base nessas conclusões fará sua determinação final sobre se a incubadora de empresas atende ou não a todos os requisitos para acreditação.
  3. O GInI posteriormente notificará a organização solicitante e seu CATA sobre sua determinação (aprovado ou reprovado) e fornecerá a ambas as partes uma cópia do Relatório de Avaliação.

Manutenção

A taxa de manutenção semestral para manter a acreditação do Programa Acelerador GInI é de 3.500 USD, a ser paga a cada dois anos após a reavaliação.

Investimento

A taxa inicial para a acreditação do Programa Acelerador GInI é de 3.500 USD .

Outras Certificações